1.9.13

Chevrolet Volt

   
   O blog Túlio Auto Design teve acesso à uma das quatro únicas unidades do Chevrolet Volt presentes no Brasil. O modelo 2011 foi trazido ao nosso país única e exclusivamente para exposições, palestras e eventos, e eu, como qualquer estudante de engenharia mecânica que se preze, não resisti à uma rápida avaliação do modelo, que conto em detalhes para vocês.


Sua dianteira imponente, com uma grade fechada dá um ar de esportividade sem tirar o conceito de carro híbrido.


Na traseira, tampa do porta-malas é preta em qualquer cor de carroceria.


A lateral conta com um friso cromado deixando-o com uma aparência mais luxuosa.






   As baterias de íon-lítio de 16kWh são totalmente carregadas em 4 horas, numa tomada 220V, ou 8 horas em 110V. Elas tem autonomia de cerca de 60 km, extensíveis à 500 km com ajuda do motor à combustão.




   O Volt é impulsionado por um motor elétrico de 150 cv e 37,6 kgfm de torque, sendo acompanhado por um motor à gasolina 1.4 litro e 85 cv, quando preciso, fazendo de 0 a 100 km/h em 9 s e velocidade máxima de 161 km/h.




    As belas rodas são cromadas e esportivas.








   O interior tem uma belíssima combinação de creme, um tom escuro meio azulado e costura azul claro.



   O porta-malas tem capacidade de 300 litros, devido ao compartimento reservado para as baterias de 200 kg, motivo este o causador da remoção do terceiro passageiro no banco traseiro.













   No painel, indicadores de autonomia total, autonomia da bateria, tempo de carga, consumo e os  tradicionais mostradores completam o visual.






   Uma sensação muito estranha é que se não fosse as luzes no painel e um agradável som de raio ao ligar a central multimídia, a ignição do motor é imperceptível.




   E para os otimistas de plantão, aí vai uma má notícia: a Chevrolet não venderá o Volt no Brasil. O projeto é totalmente inviável para o território nacional por inúmeros motivos, tais como: o preço (ele não sairia por menos de R$ 170 mil), o Brasil não tem mercado para um carro desse tipo, a infra-estrutura (não há postos de recargas e alimentadores, dificultando o carregamento das baterias e prejudicando a autonomia do mesmo), etc.

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